Páginas

Ética por um mundo melhor

Tema: ÉTICA


Pode existir uma ética por um mundo melhor?

O desenvolvimento do assunto "ética por um mundo melhor" deve seguir pelo menos as premissas de conceito ou definição dos pilares que compõem o assunto na sua totalidade, são eles: ética, moral e mundo. A arguição para a definição primária dos três pilares vem do saber que um é intrínseco ao outro e um pode modificar o outro tendo resultados diferentes para interpretações regionais.

Primeiramente podemos abordar o tema ética. A ética vem do particular do indivíduo. Parte dos princípios que este indivíduo absorveu em suas experiências e aprendizados cotidianos. Por exemplo: Se diz: "a pessoa não tem ética". Trata-se daquela pessoa que se aproveita do momento único para benefício próprio.

Já na segunda abordagem podemos tratar da moral. A moral diferentemente da ética não observa os princípios carregados pelo homem, mas sim de conceitos comportamentais. Por exemplo, se diz: "aquela pessoa não tem moral". Trata-se de pessoa que rouba outra, ou trata com agressividade.

Gostaria de nesta terceira abordagem dar a significância de mundo por natureza. Quando se observa o mundo e ou a natureza podemos identificar que está em constante mudança ou transformação das coisas naturais, com relação ao tempo com relação ao novo e ao velho, com relação as relações.

Se observarmos que a ética é o resultado de observações do mundo ou da natureza, podemos assim deduzir que a ética observada aqui onde moramos, pode ser diferente da ética observada em outro lugar do mundo por outro indivíduo. Por exemplo: para um indivíduo chinês é normal e ético se alimentar de carnes exóticas como escorpiões ou gafanhotos, o que para minha observação nesta região onde vivemos não é muito ético me alimentar com este tipo de carne exótica, um pouco contraditório de ética por observarmos realidades diferentes, de costumes diferentes e de regiões diferentes.

O Conceito Tradicional de Ética

Aristóteles, em sua obra "Ética a Nicômaco", define ética como "a ciência prática de tornar-se bom" (ARISTÓTELES, 350 a.C.). Segundo ele, a ética não é apenas um conjunto de regras ou normas, mas uma busca pelo caráter virtuoso, onde a "virtude" é o meio-termo entre os extremos do excesso e da deficiência. Esta visão clássica coloca a ética como um caminho para a excelência moral e a felicidade.

Já o ethos que é a razão define que eu posso escolher, optar por empreender determinado comportamento, se é conveniente ou não conforme as regras de convivência do lugar onde moro.

Cristianismo e Ética: A Perspectiva dos Reformadores Protestantes

Martinho Lutero e a Ética da Liberdade Cristã 

Martinho Lutero, em suas obras, enfatiza a ética da liberdade cristã. Ele argumenta que, embora a fé seja essencial para a salvação, ela deve ser acompanhada por boas obras como expressão da gratidão a Deus. Lutero afirma: "Uma fé viva... se entrega por amor" (LUTERO, 1520). Isso destaca o papel da ética cristã não como meio de salvação, mas como uma resposta natural à graça divina.

João Calvino e a Ética da Predestinação 

João Calvino, outro importante reformador, é conhecido por sua doutrina da predestinação. Ele acreditava que as ações éticas dos cristãos são um reflexo da sua eleição por Deus. Para Calvino, a ética cristã está enraizada na obediência a Deus e na realização de ações que honram a Deus e servem ao próximo (CALVINO, 1536). A conduta ética, neste contexto, é vista como uma manifestação da fé verdadeira.

Cristianismo e Ética

Postura Cristã frente à Ética: Os ensinamentos cristãos enfatizam a ética do amor, do perdão e da misericórdia. Como tal, espera-se que os cristãos adotem posturas éticas que reflitam esses valores em suas vidas diárias.
Tratamento da Ética nas Igrejas: As igrejas, como instituições, desempenham um papel significativo na formação ética de seus membros, fornecendo orientações e ensinamentos baseados em princípios bíblicos.
Reação ao Descobrir a Falta de Ética: A descoberta de comportamentos não éticos deve levar a uma reflexão e ao desejo de mudança, seguindo os preceitos de arrependimento e melhoria contínua ensinados pelo cristianismo.

Reflexão Sobre a Ética Cristã na Atualidade

Influência dos Reformadores nas Igrejas Modernas: As igrejas protestantes contemporâneas continuam a ser influenciadas pelos ensinamentos éticos de Lutero e Calvino, priorizando a fé vivida através de ações éticas e amor ao próximo.
Reação ao Comportamento Não Ético: A descoberta de comportamentos não éticos em comunidades cristãs deve levar a uma introspecção e ao desejo de alinhar as ações com os ensinamentos bíblicos, refletindo sobre o exemplo de Cristo.

Referências: 
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 350 a.C.
CALVINO, João. Institutas da Religião Cristã. 1536.
LUTERO, Martinho. Da Liberdade Cristã. 1520. 

Enfim, me é facultado a escolha para o bem ou para o mal. Nós vivemos em uma época onde estas questões estão bem esclarecidas e podemos nos considerar ciente das regras e logo ciente das consequências que a minha decisão vai me trazer. Por isso cada vez mais vamos aprendendo e discernindo para o bem afim de podermos construir uma ética cada vez melhor para assim consequentemente aprendermos: "para um mundo melhor".

Marcos Antonio Benetti

Nenhum comentário: