Páginas

As Eras da Informação

Tema: Informação
O excesso de informação é bom ou ruim para nós?

Vivemos a Era do Excesso de Informação. Graças aos milagres da tecnologia do século XX, nós dispomos de acesso instantâneo a mais informação do que conseguimos tratar. Também conhecida como a Era Digital a qual vem após a Era Industrial. Iniciada no fim dos anos 60.
 
Há informação sobre previsão do tempo, esportes, política, finanças, gente, ciência, diversões, arte, religião, bancos, previdência, telefones, ações, publicidade, horóscopo, etc. Torna-se claro que estes tempos pedem um agente da tecnologia unicamente voltado para armazenar, classificar, qualificar, comparar, combinar, e exibir informação em alta velocidade. Este agente é o COMPUTADOR
Isto explica por que os computadores estão presentes onde quer que a informação se concentre, desde as grandes organizações até o celular.



Então vamos entender o que é INFORMAÇÃO: (Mais sobre: Gestão Estratégica da Informação).
No sentido mais comum da palavra, "informação" significa FATOS: É o tipo de coisa presente em livros sérios e que só pode ser expressa em palavras.

No mundo dos computadores, contudo, ela tem um sentido muito mais amplo. A definição atual é dada por Claude Shannon, um engenheiro dos laboratórios Bell, fundador da ciência que estuda a Teoria da Informação.

Reflexão:

  • Como devemos nos comportar frente a conectividade gratuita?
  • Como pode ser a ética no uso dos dados?
  • Até que ponto a ação da conectividade nos ajuda e nos atrapalha?
  • Há relacionamentos prejudicados pelo excesso de conectividade?

Nenhum comentário: