As Eras da Informação

Tema: Informação
O excesso de informação é bom ou ruim para nós?

Vivemos a Era do Excesso de Informação. Graças aos milagres da tecnologia do século XX, nós dispomos de acesso instantâneo a mais informação do que conseguimos tratar. Também conhecida como a Era Digital a qual vem após a Era Industrial. Iniciada no fim dos anos 60.
 
Há informação sobre previsão do tempo, esportes, política, finanças, gente, ciência, diversões, arte, religião, bancos, previdência, telefones, ações, publicidade, horóscopo, etc. Torna-se claro que estes tempos pedem um agente da tecnologia unicamente voltado para armazenar, classificar, qualificar, comparar, combinar, e exibir informação em alta velocidade. Este agente é o COMPUTADOR
Isto explica por que os computadores estão presentes onde quer que a informação se concentre, desde as grandes organizações até o celular.



Então vamos entender o que é INFORMAÇÃO: (Mais sobre: Gestão Estratégica da Informação).
No sentido mais comum da palavra, "informação" significa FATOS: É o tipo de coisa presente em livros sérios e que só pode ser expressa em palavras.

No mundo dos computadores, contudo, ela tem um sentido muito mais amplo. A definição atual é dada por Claude Shannon, um engenheiro dos laboratórios Bell, fundador da ciência que estuda a Teoria da Informação.

Reflexão:

  • Como devemos nos comportar frente a conectividade gratuita?
  • Como pode ser a ética no uso dos dados?
  • Até que ponto a ação da conectividade nos ajuda e nos atrapalha?
  • Há relacionamentos prejudicados pelo excesso de conectividade?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo de Recursos Humanos

Características da Gestão de Pessoas

NOVE ANOS DE GESTÃO COM FOCO NA PESSOA NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ